Esporte Club

Beach Tennis: o esporte que está ganhando o coração do Brasil

por Naiara Cruz em Sep 21, 2021

Não se assuste caso nunca tenha ouvido falar em Beach Tennis - ou tênis de praia, em tradução literal.

Trata-se de uma modalidade esportiva ainda muito nova, criada nas praias italianas há poucas décadas. 

No Brasil, registros apontam que começou a ser praticado por volta de 2008. De lá para cá, vem ganhando cada vez mais adeptos, não apenas no litoral como também nas cidades do interior do país, onde tem se popularizado cada vez mais.

Neste artigo vamos resumir para você como funciona o Beach Tennis, suas principais regras e o equipamento necessário para jogar.

beach-tennis-jogadores

1. Quantos jogadores são? 

As partidas são disputadas na modalidade simples - um jogador de cada lado da rede - ou dupla, com dois jogadores de cada lado.

2. Onde praticar Beach Tennis?

O esporte é praticado em quadras de areia semelhantes às utilizadas no vôlei de praia, com uma rede na parte central.

A altura da rede é em geral fixada em 1.80 metros no jogo masculino e 1.70 metros no feminino. Sua malha deve ter furos pequenos o bastante para impedir que a bola a atravesse.

As dimensões de demarcação da quadra se alteram conforme a modalidade, sendo que nas partidas 1x1 a disputa é realizada em quadras com 16 metros de comprimento por 4.5 metros de largura, ao passo que na modalidade dupla a largura da quadra é ampliada para 8 metros, mantendo-se o comprimento de 16 metros.

quadra-beach-tennis

 3. Qual o equipamento utilizado?

Cada jogador irá utilizar uma raquete, que se difere muito daquelas utilizadas no tênis convencional.

No Beach Tennis as raquetes são menores, com cabo menos longo, não possuem a cabeça formada por telas entrelaçadas e seu design é menos oval. Geralmente são compostas por carbono, fibra de vidro ou grafite.

Além disso, as raquetes de Beach Tennis possuem pequenos furos, projetados para diminuir a resistência do ar durante a rebatida. 

raquete-beach-tennis
Raquete em fibra de carbono, disponível aqui

 

Para jogar é preciso também possuir a bola apropriada.

A bola de tênis de praia possui o mesmo tamanho e material que as bolas utilizadas no tênis convencional, porém existe uma importante diferença entre elas: a despressurização.

No Beach Tennis, a pressão interna da bola é cerca de 50% inferior àquela utilizada nas bolas de tênis de quadra, o que faz com que sua velocidade de movimento seja reduzida.

bola-beach-tennis

 4. Quais as principais regras do jogo?

A partida começa com um dos jogadores sacando a bola. Não há local pré-determinado para execução do saque, sendo livre escolha do jogador, desde que posicionado atrás da linha de fundo da quadra.

A partir do saque, a bola deve ser rebatida entre os times. 

Ao contrário do praticado no tênis convencional, no Beach Tennis a bola sacada pode encostar na rede, sem necessidade de repetição do saque ou marcação de falta.

Além disso, no tênis de praia a quicada da bola no chão não é permitida. Quando a bola toca a areia, automaticamente é marcado o ponto do time adversário e um novo saque deve ser realizado.

5. Como funciona a pontuação?

A contagem da pontuação no Beach Tennis é dividida em "games" e "sets".

A partida normalmente é vencida pelo melhor de 3 sets. Para se ganhar um set é preciso vencer 6 games.

A pontuação de cada game é marcada da seguinte forma:

Primeiro ponto - "15"
Segundo ponto - "30"
Terceiro ponto - "40"
Quarto ponto - "Game"

Em caso de empate com placar de 5 games para cada lado, o jogo deve prosseguir até que um dos lados consiga 2 games de vantagem, tornando-se o vencedor do set.

Se o empate for de 6 games para cada lado, então um tie-break deve ser jogado, no qual o vencedor será aquele que alcançar 7 pontos, com 2 pontos de vantagem em relação ao adversário.

E aí, se interessou por Beach Tennis? Comece já a praticar!  ;)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado