Não importa se você é um ciclista iniciante ou avançado, todos precisam tomar alguns cuidados importantes quando se trata de segurança no pedal.

Por isso separamos abaixo 5 tipos de produtos essenciais para que você tenha um ciclismo mais agradável e seguro.

1. Equipamentos de Proteção Pessoal

Quando se trata de segurança, imediatamente nos vêm à cabeça equipamentos como capacete, óculos, luvas, joelheiras, entre outros. 

O capacete é um item primordial em praticamente todo tipo de pedal, seja uma volta pela praça da cidade ou uma trilha técnica de mountain bike. No infortúnio de queda e choque da cabeça contra uma superfície, ele reduzirá o risco de danos graves ao ciclista, como um possível traumatismo craniano. 

Veja aqui excelentes modelos de capacetes para ciclismo.

capacete_protecao_bike
Adicionalmente, a decisão de utilizar outros equipamentos de proteção pessoal irá depender do nível de expertise do ciclista, de seu gosto pessoal e do tipo de pedal que pretende praticar.


Óculos de sol ou óculos de proteção podem ser extremamente úteis em dias ensolarados, dias de muito vento ou mesmo quando o ciclista pretenda atingir grandes velocidades. Os óculos são muito recomendados também em trilhas com vegetação fechada, uma vez que há grande risco de contato de galhos e espinhos contra os olhos.

Encontre aqui diversas opções de óculos para usar durante o pedal.

oculos_ciclismo

Já o uso de luvas pode ser dispensável para aqueles que buscam um pedal tranquilo e curto em locais planos. Mas acredite, se você pretende pedalar por algumas horas em locais acidentados, as luvas irão te proporcionar um grande alívio para as palmas das mãos!

luvas_ciclismo

Por fim temos as joelheiras, cotoveleiras e itens similares, que são muito úteis para aqueles que ainda estão aprendendo a pedalar ou para praticantes de downhill e outras modalidades de ciclismo nas quais as quedas acontecem com alta frequência.

joelheira_ciclismo

2. Roupas de Cores Chamativas

Longe de ser uma questão de estética ou moda, o uso de cores chamativas durante o pedal aumenta as chances de que o ciclista seja visto e notado pelas outras pessoas, consequentemente diminuindo o risco de colisões e acidentes.

Confira aqui algumas boas opções de roupas para pedalar.

roupa-ciclista-verde 

3. Mini Bomba de Ar

Manter a calibragem adequada dos pneus da bicicleta deve ser uma preocupação de todo ciclista. Pedalar com pneus murchos favorece a ocorrência de furos do tipo "snake bite".

Além disso, pode ser que seja preciso remendar ou trocar a câmara de ar durante a pedalada. Nesta situação, a bomba de ar é indispensável.

Por este motivo, é aconselhável que o ciclista sempre carregue uma mini bomba na mochila.

bombadear_bicicleta

4. Kit de Reparos e Câmara de Ar Reserva

Ter um pneu furado é uma situação que inevitavelmente acontecerá na vida de qualquer pessoa que pedale com regularidade. E voltar para casa empurrando a bicicleta não é nada prático! 

Por isso é recomendável que o ciclista leve sempre consigo um kit de reparos (que inclua remendos, cola, lixa e espátula) e também uma câmara de ar reserva, pois existem situações em que não será possível reparar uma câmara muito danificada. 

remendo-camara-de-ar

 5. Kit Básico de Ferramentas

Quando se trata de ciclismo, os possíveis imprevistos não estão restritos apenas aos pneus! A bicicleta pode apresentar freios ou marchas desregulados, ter a corrente rompida, um aro quebrado...

Carregar um kit básico de ferramentas pode resolver muitas destas situações e evitar um pedal frustrado. Recomenda-se que o ciclista possua no mínimo as chaves Allen, Philips, de fenda, de corrente e de raio. 

Parece muita ferramenta para lembrar? E realmente é, mas felizmente existem kits compactos no estilo canivete que reúnem todas as chaves em um só lugar, facilitando a vida do ciclista. 

kit-ferramentas-bike

Gostou? Seguindo as dicas deste post, com certeza o seu pedal se tornará muito mais seguro e agradável!  

BicicletaCiclismoSegurança

Deixe um comentário