News

Como escolher sua raquete de Beach Tennis

por Naiara Cruz em Oct 06, 2021

Como escolher uma raquete é uma dúvida que certamente já passou pela cabeça de todo praticante de Beach Tennis!

Além das cores bonitas e de um design que agrade esteticamente, neste texto abordaremos alguns aspectos técnicos da raquete aos quais um jogador de tênis de praia deve se atentar.

1- Material de Composição

As raquetes de Beach Tennis geralmente são compostas por carbono, kevlar, fibra de vidro ou uma mistura destes materiais. 

Os equipamentos feitos de fibra de vidro possuem um toque suave, são geralmente menos rígidos e com preços mais atrativos que aqueles fabricados em outros materiais. Podem ser uma escolha interessante para iniciantes no esporte ou pessoas que não o praticam com muita frequência.

raquete-fibra-de-vidro

Raquete de Fibra de Vidro 

Já o carbono e o Kevlar são dois tipos de fibras sintéticas de alta resistência.

Para você ter ideia, o Kevlar já chegou a ser definido por alguns fabricantes como sendo um composto cinco vezes mais resistente que o aço. Por causa disso, as raquetes feitas destes materiais são geralmente mais robustas e duráveis do que aquelas compostas por fibras de vidro. 

Por serem mais caras, as raquetes de carbono/Kevlar são mais recomendadas para quem já possui alguma experiência no esporte e o pratica com frequência.

Como opção intermediária, existem as raquetes de composição mista, como essa aqui, cuja composição é de 50% fibra de vidro e 50% carbono.

raquete-fibra-de-vidro-carbono

Raquete 50% Fibra de Vidro e 50% Carbono
Produto disponível neste link

2- Tamanho

O comprimento das raquetes de Beach Tennis geralmente varia entre 48-52 cm. Em geral, as raquetes mais compridas permitem uma maior alavanca na hora do saque e também um maior alcance, mas a escolha do tamanho ideal é pessoal e cada jogador deve escolher o comprimento com o qual se sinta mais confortável.

3- Peso

O peso das raquetes de tênis de praia geralmente varia de 300 a 400 gramas.

Em sua escolha, o jogador deve considerar que as raquetes leves permitem a realização dos movimentos de forma mais ágil, mas por outro lado, exigirão maior esforço do braço para rebater a bola. Estas raquetes são mais indicadas para o estilo de jogo com posicionamento na frente da quadra.

Já as raquetes mais pesadas transmitem mais força ao atingir a bola, bem como transferem menos vibrações para as mãos do jogador durante o impacto entre raquete e bola. São mais indicadas para quem joga com posicionamento ao fundo da quadra. 

Gostou?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a escolher sua raquete ideal ;)

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado

Instagram